CREPUSCULO



Crepúsculo
(Twilight, 2008)

Gênero: Romance
Duração: 120 min
Origem: EUA
Estúdio: Paris Filmes
Direção: Catherine Hardwicke
Roteiro: Melissa Rosenberg
Produção: Wyck Godfrey, Greg Mooradian, Mark Morgan, Karen Rosenfelt

Sinopse: Essa é adaptação de uma série de dez histórias criadas pela americana Stephenie Meyer. "Crepúsculo" poderia ser como qualquer outra história não fosse um elemento irresistível: o objeto da paixão da protagonista é um vampiro. Isabella Swan (Kristen Stewart) chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks - último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen (Robert Pattinson). Ele é bonito, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo "amor proibido", alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward é, sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr. Nesse universo fantasioso, os personagens construídos pela autora Stephenie Meyer - humanos ou não - se mostram de tal forma familiares em seus dilemas e seu comportamento que o sobrenatural parece real. Meyer torna perfeitamente plausível - e irresistível - a paixão de uma garota de 17 anos por um vampiro encantador.

O VIZINHO



O Vizinho
(Lakeview Terrace, 2008)

Gênero: Drama
Duração: 110 min
Origem: EUA
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Neil LaBute
Roteiro: David Loughery, Howard Korder
Produção: Will Smith, James Lassiter

Sinopse: Mudar para uma casa dos sonhos em uma pacata rua sem saída no sul da Califórnia se transforma em experiência horripilante para um jovem casal em "O Vizinho", o mais recente filme do premiado diretor Neil LaBute. Chris e Lisa Mattson (Patrick Wilson e Kerry Washington) acabaram de se mudar para sua nova casa no subúrbio quando se tornam o alvo do vizinho da casa ao lado. Um severo pai solteiro, esse oficial do Departamento de Polícia de Los Angeles (Samuel L. Jackson) designou a si mesmo como o cão de guarda da vizinhança. Suas patrulhas noturnas a pé e seus olhos excessivamente alertas trazem conforto para alguns, mas ele se torna cada vez mais irritante para os recém casados. Essas intromissões constantes na vida do casal por fim se tornam trágicas quando eles resolvem revidar. O policial veterano de Los Angeles Abel Turner (Jackson) vigia sua vizinhança com o mesmo zelo com que ele faz sua patrulha rotineira. O pai solteiro de uma filha adolescente e um filho pré-adolescente, Abel é uma força de segurança de um homem só, garantindo que seus padrões rígidos de comportamento sejam apoiados sem restrições, mesmo que isso signifique agitar um pouco as coisas no processo.

ERA UMA VEZ



Era Uma Vez...
(Era Uma Vez..., 2008)

Gênero: Drama
Duração: 118 min
Origem: Brasil
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Breno Silveira
Roteiro: Patrícia Andrade
Produção: Pedro Buarque de Hollanda

Sinopse: Rio de Janeiro. Dé (Thiago Martins) mora na favela do Cantagalo, em Ipanema. Filho da empregada doméstica Bernadete (Cyria Coentro) e abandonado pelo pai, Dé viu seu irmão Beto ser assassinado por um traficante e seu outro irmão, Carlão (Rocco Pitanga), ser exilado da favela pelos bandidos. Decidido a não seguir o caminho do crime, Dé trabalha vendendo cachorro-quente num quiosque da praia. De lá ele observa Nina (Vitória Frate), filha única de uma família rica que mora na Vieira Souto, rua em frente à praia de Ipanema. Os dois se conhecem na praia e acabam se apaixonando. Porém as diferenças entre seus mundos de origem geram diversas críticas e preconceitos velados. EXTRAS: - Breno Silveira teve a idéia de "Era Uma Vez..." em 1987, quando trabalhou como câmera no documentário "Santa Marta - Duas Semanas no Morro"; A roteirista Patrícia Andrade frequentou por um bom tempo o morro do Cantagalo, com o objetivo de conhecê-lo melhor e tornar a história do filme o mais realista possível; A produção começou 4 meses antes das filmagens. O próprio Breno Silveira foi ao morro do Cantagalo conhecer os líderes comunitários e alguns moradores, para explicar como seria o filme; Thiago Martins precisou fazer 4 testes durante um ano e meio, até convencer o diretor Breno Silveira de que deveria ser escalado para o personagem Dé; As filmagens ocorreram nos meses de maio e junho de 2007; Foi parcialmente financiado com recursos obtidos através da Lei Federal 8.685/93, assim como o Prêmio Adicional de Renda 2006 e o Edital de Finalização da Ancine 2007.

APPALOOSA-uma cidade sem lei



Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei
(Appaloosa, 2008)

Gênero: Faroteste
Duração: 115 min
Origem: EUA
Estúdio: PlayArte
Direção: Ed Harris
Roteiro: Ed Harris, Robert Knott
Produção: Ed Harris, Robert Knott

Sinopse: Appaloosa é uma cidade de mineradores do Velho Oeste. Em 1882, seus habitantes presenciam a passagem do agente federal Virgel Cole (Ed Harris) e seu assistente e parceiro Everret Hitch (Viggo Mortensen), cuja fama de pacificadores os precedia nas cidades sem lei naquela terra de ninguém. Esse é o princípio de "Appaloosa – Uma Cidade sem Lei", que reúne em seu elenco Viggo Mortensen (indicado ao Oscar de Melhor Ator por “Senhores do Crime”), Ed Harris (indicado quatro vezes ao Oscar, entre eles pelo filme “Pollock”), Renée Zellweger (vencedora da estatueta por “Cold Mountain”) e o veterano Jeremy Irons (vencedor do Oscar de Melhor Ator por “O Reverso da Fortuna”). Esse faroeste dirigido pelo próprio Ed Harris é adaptação do romance homônimo de Robert B. Parker. Esses elementos dão vida à pequena cidade mineradora de Appaloosa, onde um rancheiro poderoso e implacável chamado Randall Bragg (Jeremy Irons) controla tudo e todos com seu bando de pistoleiros sem alma. Quando o xerife local é assassinado a sangue frio, Virgil Cole e Everret Hitch são contratados para encontrar o matador e levá-lo à justiça. Enquanto começam a estabelecer a nova ordem na base dos tiros e da coragem, Cole e Hitch dão de cara com uma misteriosa e provocativa recém-chegada. Allison Frence (Renée Zellweger) se comporta de modo tão surpreendente e inesperado que pode minar o foco e, acima de tudo, destruir essa parceria construída ao longo de décadas de tiroteios e camaradagem entre esses dois homens da lei.

AUSTRÁLIA

Austrália
(Australia, 2008)

Gênero: Drama
Duração: 169 min
Origem: EUA - Austrália
Estúdio: 20th Century Fox
Direção: Baz Luhrmann
Roteiro: Baz Luhrmann, Ronald Harwood, Stuart Beattie, Richard Flanagan
Produção: Baz Luhrmann, Catherine Knapman, G. Mac Brown

Sinopse: O filme conta a história de uma aristocraca inglesa, interpretada por Nicole Kidman, responsável por herdar um grande rancho. À medida que um barão inglês do gado procura comprar as terras da mulher, ela, de maneira relutante, se alia a um vaqueiro, vivido por Hugh Jackman ("X-Men" e "Fonte da Vida"), com o objetivo de retirar as suas cabeças de gado do local. Essa viagem, todavia, os levará a Darwin, cidade australiana prestes a ser bombardeada pelas forças japonesas, no começo da Segunda Guerra Mundial. Extras: Para a musa Nicole Kidman, este é o longa-metragem dos seus sonhos. Ele é escrito e dirigido pelo aclamado Baz Luhrmann, com quem Kidman trabalhou anteriormente no musical "Moulin Rouge". A vencedora do Oscar de Melhor Atriz por "As Horas" comentou ser extraordinário participar de um épico como "Austrália", e confessou ser algo que sonhava em fazer desde que era uma criança. "Para 'Moulin Rouge' fizemos tudo no estúdio, mas para esse filme estivemos em locações o tempo inteiro - em Darwin, em Queensland e depois acampamos em tendas no meio do deserto", narrou uma empolgada Kidman. Aos quarenta anos, a atriz disse que uma das coisas que a fez mais feliz durante as filmagens foi não precisar fazer uso de tela verde - recurso utilizado para realização de efeitos visuais. "Me tornei atriz porque queria atuar ao lado de outros atores. Essa é a beleza do filme de Baz [Luhrmann] - você está na locação respirando o ar, sentindo o impacto do pôr-do-sol", finalizou. Hugh Jackman também comentou: "Este filme estará em uma escala jamais vista antes. É de longe o maior filme australiano já feito", disse o astro. Hugh ainda comentou um pouco mais sobre o projeto. "É tão bom ver australianos em smokings. É como o elenco de Happy Feet [outro filme o qual contou com dublagem de Jackman e Kidman, ambos australianos]".